sábado, 10 de maio de 2008

Curso de Xen na FIAP - 10/05/08

Participei do evento Tempo Real Mão na Massa Virtualização com Xen, posso dizer que pra quem quer ter uma noção sobre o básico do Xen, mas o suficiente para depois disso caminhar sozinho vale muito a pena.
O Jardel Fernandes Costa foi o instrutor, o cara conhece muito de Xen e tem uma didática excelente, conseguiu passar de forma clara os conceitos e a parte prática.
O laborátorio com 50 máquinas, estava praticamente lotado, eu vi que sobraram 4 apostilas, por isso imagino que deveríamos estar em 46 pessoas, isso foi um choque quando cheguei de manhã, mas não chegou a comprometer a qualidade do evento, pois além do Jardel tinha uma segunda pessoa (Que não me recordo o nome com certeza, mas acho que era Sérgio) auxiliando as pessoas com dúvidas.

O Cronograma foi:
  • Conceitos de Xen;
  • Instalação do Xen no CentOS;
  • Instalação de uma máquina virtual dentro do Xen e alguns comandos de administração;
  • Livre Migration do Xen*;
  • Instalação do Xen no Debian.

*O livre migration consiste em migrar os serviços que estão em memória de uma máquina virtual para a outra de forma transparente para o usuário, sem causar indisponibilidade do serviço.
Na prática isso exige que alguns pontos estejam devidamente configurados:
As duas máquinas virtuais devem possuir:
  • Os mesmos pacotes e serviços instalados;
  • O mesmo IP configurado em ambas;
  • A máquina que receberá os serviços deve possuir quantidade de espaço, processamento e memória suficientes para sustentar os serviços.
Entendendo o que acontece:
Máquina A e Máquina B possuem os mesmos pacotes e serviços instalados e o mesmo IP configurado na Máquina Virtual;
Máquina A vai estar em pleno funcionamento;
Máquina B vai estar com a máquina virtual parada;
Ao rodar o comando de live migration, a Máquina A migra os serviços em memória para a máquina B, inicia a máquina virtual na Máquina B e desliga a máquina virtual na máquina A, tudo isso de forma transparente para o usuário, Fantástico !!!

Será que vale a pena participar deste evento? Avalie você mesmo, antes do evento eu só conhecia Xen de ouvir falar, sabia que existiam diferenças em relação ao VMWare e só.

As fotos estão aqui:
http://andredeo.multiply.com/photos/album/33/Curso_de_Xen_FIAP_-_100908

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, boa noite.

Estou tentando rodar o XEN no Centos 5.2 para fazer um TCC (sobre Live Migration) e infelizmente quando tento inicializá-lo utilizando o kernel-xen o micro fica "rebootando", não inicializa. Tinha instalado o XEN usando o Fedora 8 na mesma máquina e isto não acontecia... Vc tem alguma apostila ou algo do gênero com dicas sobre instalação e live migration no XEn. Gostaria de fazer o curso, mas a distância e a falta de grana estão dificultando as coisas...rs

De qualquer forma agradeço a atenção.

um abraço.