sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Relato 1º Zabbix Meetup do Interior - Campinas-SP

Introdução

Os Meetups de Zabbix vem ocorrendo desde 2016, todos organizados pelo Premium Partner da Zabbix SIA no Brasil, a Unirede. Porém, o Luiz Sales procurou o Hernandes Martins e Eu, com a ideia de organizarmos um Meetup 100% Comunidade.

Nós adoramo a ideia, o principal ponto é poder levar os Meetups para outras cidades que não sejam capitais, mesmo que sejam eventos menores, com poucas pessoas, esse é o espírito original dos Meetups. Quem nunca fez um churrasco ou encontrou os amigos nerds num buteco e ficou ali horas trocando ideias sobre tecnologia.

Onde ocorreu o evento

O evento ocorreu nas dependências da Faculdade Devry Metrocamp, que nos forneceu o espaço sem custo algum, nesse ponto tenho algumas pessoas a agradecer: Profa. Daniela Cartoni, Prof. Ronaldo Barbosa, Prof. Julio Magro e Prof. Luiz Turatti, todos foram essenciais para que o evento ocorresse com sucesso.

O Público

 Essa foi a primeira grata surpresa, e que confirmou, que precisamos de mais eventos como esse, organizados fora dos eixos principais. A maioria dos presentes era de iniciantes no universo do Zabbix.

É comum para quem está envolvido, como eu, se deslocar para São Paulo, e, até mais longe para participar de um evento, mas para um iniciante, o sentimento não é o mesmo. "E se eu for até São Paulo e não entender nada?", "E se for uma panelinha, e eu me sentir deslocado?", esses são sentimentos comuns, mas sendo na cidade da pessoa, ou na cidade vizinha, dá para chamar uns amigos e se sentir mais confortável.

As Palestras

As palestras foram a segunda surpresa, no fim de Abril, participei do Meetup em São Paulo, foi impressionante ver a diferença no nível das palestras, o pessoal evoluiu muito, trouxeram temas relevantes e atualizados para esse Meetup.

Abaixo farei algumas considerações sobre as palestras e disponibilizarei os links para quem quiser conferir os slides.

Utilizando Zabbix com IoT - Douglas Esteves (IoTMakers)

O Douglas Esteves abriu o evento com um tema super atual: IoT, ele compartilhou vários de seus projetos, incluindo a utilização do computador em módulo Omega2, o desenvolvimento de placas e o módulo wifi ESP8266. Slides. Vídeo.

Monitoração de Ambiente Críticos SAP com Zabbix - Carlos Eduardo Felicio de Oliveira (UOLDiveo)

A palestra do Felicio teve muita troca de ideias, muitos dos presentes trabalham ou já trabalharam com ambiente SAP, o que gerou uma troca de experiências muito interessante. Ele comentou sobre as soluções existentes para o monitoramento desse ambiente e as cifras exorbitantes envolvidas, com certeza, se você possui SAP na sua empresa, e apresentar a possibilidade de monitorá-lo com Zabbix, vai ser visto com outros olhos. Slides. Vídeo.

Implementação em massa do Zabbix Agent em ambiente UNIX - Vinícius Bastos (DXC/CPFL)

A palestra do Vinícius foi totalmente hands on, nada de slides, ele conectou na hora num ambiente GNU/Linux em Docker e demonstrou seus scripts. Ele desenvolveu uma solução de instalação/atualização de Agentes Zabbix em ambiente *nix, onde ele trabalha eles possuem muitos Unix, além dos Linux, e essa solução diminuiu de meses para dias o processo de atualização de versão dos agentes. Vídeo.

Zabbix under Docker - Luiz Sales (O2B)

O Luiz falou sobre Zabbix com Docker, fez uma introdução sobre o universo do Docker e suas vantagens, explanou sobre a utilização do Zabbix nessa tecnologia e no final fez um hands on, demonstrando um ambiente composto por Zabbix, Grafana e uma Dashboard PHP personalizada, sendo disponibilizados em 2 minutos, do enter ao endereço de acesso web disponível, incluindo as configurações no ambiente da Amazon, tornando assim a solução acessível para qualquer um com acesso à internet. Slides. Vídeo.

Kit de Desenvolvimento de Soluções de IoT com Zabbix - Guilherme L. da Silva (IoTools)

Guilherme apresentou um kit que é o verdadeiro "caixeiro viajante" da IoT, em uma maleta ele tem tudo que precisa para demonstrar a utilização de uma solução de Rede de Sensores sem Fio, que coleta dados, envia para um Zabbix local instalado em um Rapsberry Pi3, que ainda conta com o Grafana. Por fim, ele comentou sobre uma aplicação que ele desenvolveu com o kit, para estimar o nível de ocupação de uma fila. Slides. Vídeo.

Integração do Zabbix com AWS EC2 Auto-Scalling - Emmanuel Arias (O2B)

Em seguida tivemos uma apresentação internacional, já que o "Manu" é Argentino. Ele iniciou a apresentação com uma explicação sobre os ambientes de hoje, que precisam ser elásticos, em eventos como Black Friday, é preciso escalar muitas máquinas rapidamente e que são destruídas após um período curto de tempo. Monitorar esses ambientes é um desafio, após dar exemplos do que ocorre com essa máquinas que são destruídas, ele demonstrou a solução que criou com o conceito de "Slots", compartilhou alguns requests de features que estão abertos na Zabbix SIA e como essas funções facilitariam a resolução desses problemas, e, por fim demonstrou o script em python que ele utiliza na solução, o ec2bix.pi. Slides. Vídeo.

Visão de Negócio com Zabbix - Robert Silva (JLCP)

A palestra do Robert trouxe luz sobre as necessidades que enfrentamos atualmente, ambientes com cultura DevOps, CI/CD, Microserviços, exigem monitoramentos além da infra-estrutura e aplicações, ele explicou de forma clara como esse novo ambiente funciona e o que é preciso para monitorá-lo, novamente o Python apareceu. Por fim exibiu alguns exemplos de dashboards personalizadas e algumas dicas. Slides. Vídeo.

meduZa: Automação Residencial com Zabbix - André Déo (Comunidade Zabbix Brasil) e Guilherme L. da Silva (IoTools)

Guilherme e Eu dividimos esse projeto e a palestra, demonstramos a arquitetura da solução, o shield para Arduíno que ele criou, e as customizações que fizemos no Zabbix, basicamente temos um script em Python tem dupla função, coletar dados dos sensores e enviar para o Zabbix e ser executado pelo Zabbix para executar uma ação, como por exemplo, acender uma lâmpada, tudo isso utilizando o protocolo de Redes de Sensores Sem Fio radiuino. Depois fizemos uma demonstração prática do projeto. Slides. Vídeo.

Monitoramento de Facilities através do Zabbix - Gustavo Castro (SAVEIT)

A palestra do Gustavo foi inusitada, monitoramento de facilities com Zabbix, e você deve estar pensando sobre o que se trata, certo? Monitoramento de chamados de manutenção: privada entupida, máquina de café quebrada, geladeira com problemas, e afins. Utilizando o Grafana, ele criou uma série de dashboards gerenciais, depois combinando notificações do Telegram com scripts em PowerShell, desenvolveu um conjunto de notificações e envio de relatório diários que atendem as necessidades dos técnicos, dos clientes e da empresa responsável pelos técnicos. Slides. Vídeo.

UserParameter vs Zabbix Sender - André Déo (Comunidade Zabbix Brasil)

Por fim, chegamos a última palestra do dia, criei essa palestra pensando nos iniciantes, quando começamos a utilizar a ferramenta e lemos rapidamente sobre essas possibilidades, podemos pensar que são a mesma coisa, mas elas tem detalhes que devem ser observados e pensados ao adotar uma das duas estratégias. Depois de explicar esses pontos, exemplifiquei como utilizar o Zabbix Sender via script Python e revelamos uma surpresa: a implementação do Zabbix Sender para Android, projeto que também foi desenvolvido pelo Guilherme, de acordo com minhas especificações ;-) Slides. Vídeo não disponível.

Coffee Break

Como dito anteriormente, o evento foi totalmente realizado pela comunidade, mas graças a algumas ações que executamos, como por exemplo, a venda de chaveiros, temos um pequeno caixa, e com ele contratamos um belo Coffee Break.
 
Agradecimentos especiais à todos que compraram chaveiros durante o evento, e ao Hernandes, Luiz e Aécio, que além de mim, doaram algum valor, e através disso reerguermos o caixa após o evento. Comunidade é isso pessoal.

Brindes

O Luciano Alves é o CIO da Unirede, todos os anos ele participa da Zabbix Conference em Riga - Letônia, nesse ano o próprio Alexei enviou alguns brindes para a Comunidade, e o Luciano complementou com mais alguns. Além disso, a comunidade doou 2 chaveiros.

O sorteio foi realizado gerando uma sequencia de 3 números aleatórios no bash, as pessoas tinham quem encontrar essa sequencia em qualquer coisa que eles tivessem na carteira.
 
Mais fotos!
 

Agradecimentos

Agradeço a todos que participaram do evento, seja organizando, palestrando, prestigiando, divulgando, não importa, nosso MUITO OBRIGADO a todos!

Espero que esse tenha sido o primeiro de muitos Meetups organizados por membros da comunidade, se você deseja organizar um Meetup na sua cidade entre em contato, que vamos ter o maior prazer em ajudar.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi André,

Onde posso encontrar os scripts mencionados na palestra sobre monitoramento do SAP?

Nao Sei disse...

Boa tarde,

André, eu gostaria de também receber estes pacotes de scripts que o Felicio menciona nos vídeos.

Grato.


Themis Villegas

Roberto Albuquerque disse...

Olá André,
Primeiro de tudo, meus parabéns pelo evento. Adorei a palestra MONITORAÇÃO DE AMBIENTE CRÍTICOS SAP COM ZABBIX do Felicio, mas não consegui achar os scritps, seria possível vc compartilhar os scripts?

André Déo disse...

Diego, Themis e Roberto,

O Felício não disponibilizou os scripts, infelizmente :-(

Abs,
Déo

Fabio Rebelo disse...

Muito bom o evento André, parabéns.

VI o vídeo umas 3 vezes e já vi tudo a respeito... só falta esses benditos scripts pra eu conseguir fazer um piloto.

Você teria o contato do Felicio pra eu tentar pedir direto pra ele?

Se preferir, pode passar meu contato pra ele: rebelofabio@hotmail.com

Muito obrigado