segunda-feira, 30 de abril de 2012

Apostila do Treinamento Gerenciamento de Redes com SNMP

Atualização 22/08/2012 - Disponibilizada versão 2 da apostila.

Em 2007 meu amigo Conrado Pinto Rebessi, ministrou no FLISOL Campinas uma palestra intitulada "Gerenciamento de Servidores Linux Utilizando SNMP", nesta época eu usava o Nagios ou Cacti, não me lembro, para gerenciar a rede onde trabalhava e sempre enroscava no SNMP, antes da palestra dele, e das milhões de conversas posteriores a ela, eu não entendia aquele monte de números estranhos (OIDs) e nem o por que eu deveria usar SNMP e não o agente da ferramenta. No ano seguinte ao fazer minha especialização, um dos professores o Ranieri Marinho de Souza, me passou um material sobre teoria de gerencia de redes.

Desde essa época eu nunca mais parei de estudar gerência de redes, foram muitas horas lendo, testando, consultando man pages, documentação oficial do Net-SNMP e claro, conversando com o Conrado.

De 2007 até hoje muita coisa mudou, inclusive o fato de eu ter me tornado Professor das matérias de Gerência de Redes I e II na Graduação e Pós Graduação da Faculdade Policamp.

Sou funcionário da Unicamp, e já existe há alguns anos a cultura de treinamentos internos, ou do funcionário realizar um treinamento externo e replicar isso aos funcionários, mas a AFPU tem intensivado, incentivado e profissionalizado essas iniciativas. Algumas pessoas foram convidadas a realizar treinamentos, algumas pessoas, como eu, apresentaram uma proposta, e uma série de treinamentos voltados para a formação e especialização do profissional Administrador de Redes tem sido ofertados.

A apostila aqui disponível é o resultado de tudo que está escrito acima.

Abraços,
André Déo - 30/04/2012

13 comentários:

Hálen Yuri Oliveira disse...

Opaaa .. mais um pra minha lista de leituras ..

Valeu Déo

suenia disse...

Estou adicionando também....

suenia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio disse...

Muito Legal seu material, bem explicado!

Corá disse...

Gordinho, vc só me enche de orgulho... é uma honra tê-lo como amigo!!!

Arthur Neto disse...

Déo, seu blog sobre Zabbix está ficando cada vez mais interessante. Sempre tem coisa nova e de bom conteúdo que a gente aproveita na hora. Sobre o Zabbix eu queria tirar umas dúvidas, você poderia me passar seu e-mail ? Sempre usei Nágios, mas um colega meu me apresentou o Zabbix e caí de queixo no chão, é muito show, mas estou com dificuldades na instalação dele no Debian 6.

André Déo disse...

Fala Arthur...

Obrigado pelo elogio, sobre o Zabbix, você pode saber mais (e encontrar meu mail) aqui:

http://t.co/jArozplk
http://t.co/cYqMCCc9
http://t.co/ovrJLEZg

Abraços,

Unknown disse...

Valeu Déo! Estou estudando pra concurso e teu blog tem me ajudado bastante, continue assim compartilhando conhecimento! Muito obrigado!! Abraços

André Déo disse...

Tadeu,

Espero que você passe no concurso... A maior recompensa é saber que o conteúdo está sendo útil para alguém.

Abraços,

Rodolfo Andrade disse...

Parabéns pelo material!
Obrigado

André Déo disse...

Valeu Rodolfo!!!

Abraços,

Mantuano disse...

Prezado.

Grato pelo compartilhamento pois o saber nunca terá limites.

Atenciosamente.

Marco Mantuano.

André Déo disse...

Espero que seja útil Marco.

Abraços,